sexta-feira, 24 de julho de 2009

Pai

Nunca me leram nada acerca de meu pai ... Mas tenho pai , Graças a Deus !
Apesar de toda a minha vida me ter envolvido mais com a minha mãe , o meu pai foi uma pedra basilar na minha formação . Valores morais me incutiu , honestidade , seriedade ... nunca foi muito afectuoso na demonstração , mas nas parcas demonstrações sabia que me amava e me desejava o melhor e acima de tudo , tinha orgulho em mim .
Nunca foi um homem de lutar , com ambições , com desejos ... Sempre muito fraco ... coração mole e amigo de todos ... todos o conseguiam moldar e ludibriá-lo e isso fazia-me ficar triste , pois via como era manipulado ....
Quantas vezes colocou os outros acima da família ...
Por tudo isto , e muito mais , tive que crescer muito rápido ... para ajudar em casa ... Nunca passei fome , nem o meu irmão , mas passámos grandes dificuldades ... enquanto eu via as minhas primas a comerem bolas de berlim ao sábado de manhã , nós ... não tinhamos ...
Se entrava um pacote de batatas fritas em nossa casa uma vez por outra , era uma verdadeira festa , e eu e o meu irmão fazíamos o pacote render o mais que pudessemos ...
Os iogurtes eram contados , e só para o meu irmão ... por que precisava mais do que eu ...
Meus caros amigos , esta é uma faceta da minha vida , que desconheciam , e que vos digo ,me marcou para sempre ... A minha infãncia ... dura ... infeliz não , mas dura ...
O meu pai ... pergunto-me se ele tivesse sido um homem diferente , eu hoje também seria diferente ... e como ele me marcou ... nunca dependi dele ,mas sempre o respeitei muito e amo muito ... hoje prostrado numa cama , debilitado , perdeu a razão ... Sinto que ele tem uma sina a cumprir , porque apesar da falta de força que sempre teve , sempre sofreu muito também ... e continua a sofrer ...
Vejo-o ali deitado , olhar no vazio ... sem nexo ... sem alegria ... sem falar ... e pergunto-me : Que fez ele para merecer tal sofrimento ? PorquÊ ?
Mas como acho que tudo tem um propósito na vida , acho que ele tem uma sina a cumprir , sim ! Um karma talvez ...
Amo-o Tanto ! E ao vê-lo assim , perdoo-lhe tudo ! Nunca senti raiva dele , ou melhor acho que em tempos senti ... pela inércia ... pela falta de gosto e genica ... por não me ter proporcionado o que qualquer outro pai que eu conhecia das minhas amigas , lhes proporcionava ...
Mas conformei-me há muito ...
Hoje ,não posso falar com ele como fazia antes , pois já não é ele ... e choro ... por ele, não por mim ... por ele !
Guarda-o por mim Meu Deus ! Eu não posso ! Só desejo que não sofra mais ...

10 comentários:

  1. Querida..

    Não posso deixar de te dizer o seguinte..
    Apesar de serem outros tempos,e nós sabemos o quão duros foram aqueles tempos,e de ter sido sempre um coração mole,acredito que muito vos amou,e ama..

    Sabes o quanto devoto o meu Pai,amo-o muito..

    Desejo também que o teu não sofra..

    Bjo em ti querida..

    Obrigada..

    ResponderEliminar
  2. Coragem!
    Bjs e bom fim de semana.
    Princesa Da Noite

    ResponderEliminar
  3. Todos têmos um caminho a percorrer.....Há que molda-lo à passagem para que este seja um trajecto bonito!
    Força e coragem o tempo trata do resto!

    ResponderEliminar
  4. Nunca somos como o que os outros querem que sejamos... cada pessoa é quem é! O seu pai foi ele próprio, pode não lhe ter dado todos os bens materiais que desejou mas decerto que a amou em seu perfeito juízo.

    foi lindo ter falado do seu pai...
    um beijo para si doce pecado

    ResponderEliminar
  5. olá
    venho aqui dar-te animo..
    a vida é dura..
    temos de aceitar.
    tem força.

    beijos

    ResponderEliminar
  6. Um pai é sempre um guia pra quem o tem.

    Bom fds!! fica com Deus.
    Desculpe o sumisu mais andei ocupada.
    mais estou de volta!!

    Beijos enormes em seu coração!

    ResponderEliminar
  7. entendo bem demais essas palavras,por motivos diferentes dos teus mas sentidos tb.nunca tive o meu perto,e já deixei de lhe sentir a falta á muito,tlavez pela falta de convivencia não lhe criei o afecto devido como tu... desejo-te muita força nesta hora complicada.
    bjs de luxo

    ResponderEliminar
  8. Meu pai também não foi muito presente na minha infancia nem na minha juventude, mas quando começou a adoecer, vi que precisava de mim e é triste dizer, que todos os anos que ele foi ausente, não pode ver o valor que tinha uma familia, minha mãe o deixou, minha irmã também...mas estou aqui, fazendo tudo que posso por ele... e só agora q ele está nesse situação que caiu na real, infelizmente ele aprendeu a me amar muito tarde, não tivemos tempo de aproveitar muitas coisas juntos, e eu sempre o amei e sempre senti sua falta... e sofro em vê-lo sofrer com a enfermidade.
    Eu entendo vc minha querida.
    Meu ultimo post fala exatamente da tristeza q estou em ver meu pai morrer aos poucos. E como vc, o perdoo e estarei ao seu lado até o fim!
    Um beijo e forças sempre!!!!
    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  9. Aqui te choro e choro a dor do teu pai, porque de longe a conheço!
    Guarda todas as coisas boas que te lembres dele e abraça-o, todos os dias da tua vida, para quando ele partir, não parta de facto nunca e fique em ti, como a laveza da terra molhada numa manhã de aldeia!
    Quem me dera ser nuvem e mar e tempo e universo para amparar cada dor de quem não a merece ter...

    ResponderEliminar