segunda-feira, 22 de março de 2010

Intimidades


Apesar de me sentir particularmente feliz pela vitória do Meu Benfica , não quiz deixar de fazer aqui um registo de uns pensamentos que me assolaram durante o fim de semana.
Sexta feira , estava a ver de relance, um filme , com um actor que me diz algo pelo seu bom humor , pelas "deixas" inteligentes e sentidas que profere , neste filme em particular , Robin Williams . Encarna um papel de um psicólogo viúvo há dois anos , e numa das deixas dele , alguém lhe pergunta porque não volta a casar , ao que ele responde : " A minha mulher morreu!"
Voltam a insistir : "Mas porque não volta a casar ?" e ele volta a responder com veemência : "A MINHA MULHER MORREU !" Para ele só existia uma Mulher , a que ele perdeu , por isso não poderia em circunstãncia alguma voltar a casar ... Outra deixa que ele menciona , numa conversa que está a ter , e que me tocou profundamente , tem a haver com intimidades .... Essas intimidades que só quem vive junto durante algum tempo , nos apercebemos ... Dizia ele , que a falecida , quando estava nervosa soltava uns traques e que houve um dia que ela o fez durante a noite enquanto dormia e que se acordou a ela própria e ele não teve coragem de lhe dizer que tinha sido ela .... e ria a bandeiras despregadas .... tocou-me especialmente por isto : estas intimidades só são possíveis após longas convivências , em que nos apercebemos das pequenas imperfeições da companheira ou companheiro e que tornam a vida mais rica e plena ; uma sapatada no traseiro quando vamos a passar , uma nesga de cabelo que se afasta quando estamos a comer , o modo como escovámos os dentes e bochechámos a boca , o modo como nos depilámos e vemos o companheiro a fazer a barba todos os dias, o cheiro da tolha do banho , que inalámos quando colocámos a roupa na máquina para lavar ... pequenas coisinhas insignificantes que a maior parte das vezes nem sequer nos apercebemos , mas que se nos faltassem ... nem sei o que seria ...
Essa intimidade é que nos torna humanos e sociáveis !
Nem tudo são coisas agradáveis , mas confesso que se alguma destas coisas me faltasse , seria dificil de continuar ...
Contudo , o meu fim de semana , também foi perturbado por um acontecimento estranho , que me tirou o sono tranquilo ...
Alguém que eu muito estimo e amo , me fez pensar que tinha cometido um erro enorme , ou a tinha "atraiçoado" deixando-me sem hipótese de explicação e cheia de dúvidas ...
Odeio-o quando me fazem isto ! Pelo menos o direito à resposta e à explanação de dúvidas seria o aceitável ... Queimei alguns neurónios a mais este fim de semana !
Mas enfim , estou a aguardar ...
Com esta pessoa , também criei laços de "intimidade" nunca antes conseguidos com ninguém , e é isso que me perturba mais ... o depositar "intimidades" e depois ficarem amorfanhadas em dúvidas e perturbações ...
Bom ! Viva o Benfica e as intimidades !

1 comentário: